terça-feira, 17 de julho de 2012

Higiene do porquinho da índia:

 Os porquinhos da índia são animais muito limpos. Limpam-se frequentemente se lambendo como gatos.
 Gostam que o ambiente onde vivem esteja sempre limpo. Costumam urinar em cantos afastados da água, da comida e do local onde dormem. Podem até aprender a utilizar caixas higiênicas com serragem para fazer as necessidades.
 A falta de higiene é a causa de muitos problemas de saude em Porquinhos.
 Como os porquinhos não devem ficar sobre grades nas gaiolas, é importante que o substrato usado no fundo das gaiolas ou cercados esteja sempre limpo e seco. O comedouro e o bebedouro devem ser limpos diariamente e restos de frutas, verduras e legumes devem ser retirados todos os dias.

 Outros cuidados com a higiene incluem banhos, escovação, tosa , limpeza das orelhas, corte das unhas e limpeza da glândula sebácea.

Escovação:
Porquinhos de pelagem longa necessitam de escovação freqüente para que os pelos não embaracem e fiquem livres de sujeiras. Ao serem acostumados desde filhotes, aceitam tranquilamente a escovação. Escovar com escova macia retirando os pelos soltos.


Tosa:
Porquinhos de pelagem longa podem ser tosados. O corte dos pelos que estão muito longos, podem ser feitos para que o animal não fique sujo ou úmido com urina.  Diminuir o comprimento dos pelos facilita a higiene. Sempre procure pet shops onde o tosador esteja acostumado a tosar porquinhos.

Banho:


O banho pode ser dado em casa ou em Pet Shop. Porquinhos de pelagem curta raramente precisam de banho, mas os de pelagem longa necessitam de banhos com certa freqüência.    
  O banho deve ser dado em um ambiente com temperatura agradável, sem correntes de ar. Pode se usar uma bacia ou outro recipiente raso com água morna. Colocar o porquinho na água lentamente para que não se assuste. Não deixar cair agua nos olhos e ouvidos. Usar shampoo neutro para gatos ou especifico para roedores. Enxaguar bem retirando todo o produto. Secar usando toalha e secador. Secar completamente.
DicaBanho Relaxante: Encha com agua morna um recipiente. A quantidade de agua ideal é a suficiente para cobrir o corpo do porquinho, mas tambem para que ele possa apoiar as patinhas no fundo do recipiente. Coloque o porquinho delicadamente na agua para que ele não se assuste. Pode ser colocado um pouco de shampoo neutro na agua. Espere que o porquinho se sinta seguro, tire a mão e deixe-o por alguns minutos na agua. Depois que relaxam costumam até ficar boiando. Nunca deixe o bichinho sozinho. No caso de ter colocado shampoo na agua, não se esqueça de enxaguar bem para retirar todo o produto. Secar usando toalha e secador.  Depois desse banho o porquinho costuma ficar mais relaxado e até dormir.

Aqui tem um vídeo de como banhar o porquinho:  http://www.youtube.com/watch?v=-m5awvd9HYI

Limpeza das orelhas:
 A limpeza pode ser feita semanalmente. Pingue um gota de óleo mineral em cada orelha e apõs 5 minutos limpe com um pano macio ou algodão. Fique atento para ferimentos, secreções ou descamações e caso verifique algum problema, leve o porquinho a um veterinário especializado.

Corte das unhas:
As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente e quando não são desgastadas podem crescer demais ou de forma errada. Unhas muito grandes fazem com que o bichinho tenha dificuldades para caminhar ou até provocam ferimentos nas patas. As unhas podem precisar ser aparadas mensalmente. Peça ao veterinário orientação sobre como cortar as unhas. Unhas cortadas de forma errada sangram bastante. Só corte em casa se tiver segurança do que está fazendo.

                                 

Limpeza da Glândula Sebácea:
A glândula sebácea dos porquinhos da índia fica no final das costas onde ficaria a cauda. Para limpar apliquei sabão de coco,e esfregue delicadamente e enxague bem. Caso perceba alguma alteração na area com inflamação ou infecção, leve o porquinho ao veterinario.




Um comentário:

  1. Boa Tarde Letícia!
    Não encontro de jeito nenhum pet shops que façam a tosa do meu porquinho de pelo longo. Você teria algum para indicar?

    ResponderExcluir